terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Desfiles no SPFW (super atrasado)

Olá meninas !
Eu sei que já estamos nos desfiles de Paris e Milão, com ênfase para os vestidos de alta costura de John Galliano, que por sinal, estão um luxo só ! Mas não poderia deixar passar em branco os desfiles do SPFW que estavam todos lindos e alguns até criativos demais.
Vocês assistiram a todos os desfiles? Eu consegui ver a maioria e gostaria de mostrar tudo nos últimos detalhes mas infelizmente não é possível, mas mostrarei alguns que me chamaram a atenção.
Partindo do primeiro dia do SPFW:
O desfile da Colcci baseado no tema dos pioneiros e viajantes com cenário de folhas típico de florestas apresentava roupas com fortes tendências para o inverno internacional como os maxi pulls e os pulôveres. O militarismo se expressa nas peças nos tons de verde e nas jaquetas jeans que mostravam golas amplas e volumes nas mangas. Há jeans skinny com lavagens detonadas, estampas tye-die e xadrez e os comprimentos mini que traduzem bem o lado sexy da coleção. Participação de Alessandra Ambrósio, Izabel Goulart e Cauã Reymond que substituiram a mamãe Giselli.





No segundo dia, a Forum Tufi Duek se destacou pela sexualidade austera e contemporânea proposta pelo estilista Eduardo Pombal. Foram usados tecidos tecnológicos como o patchwork, jérsei e o neoprene de seda. A it-girl e modelo holandesa Lara Stone fez a abertura do desfile com linda "saia box" estruturada trabalhada sobre linhas e geometrias que compunham a coleção. A cartela de cores é nada mais do que o preto, muito preto. Entrando com cinza chumbo, marinho, verde militar e amarelo como ponto de luz.






O estilista Alexandre Herchcovitch (fem) usou como referência os filmes do cineasta armênio Sergei Paradjanov com traços simbólicos. A coleção traz um perfume étnico do Leste Europeu (Geórgia) com a sensualidade do perfume cigano. Cada peça é trabalhada tanto na silhueta quanto no corte, na costura, nos bordados e nos apliques de cristais. O foco da coleção fica nas texturas - tecidos lisos como cetim e seda que ganham tratamento matelassado, no caso o xadrez. O rico folclore armênio, a ênfase do vestuário como elemento cultural e tradição se desdobram na parte final do desfile que acompanham o clímax da música. Partipação de Isabelli Fontana e Carol Trentini.










O desfile do Samuel Cirnansck foi um tanto criativo, mas conseguiu traduzir bem a ideia de decoração de interiores em suas criações. Inspirado no inglês Thomas Chippendale em 1750, que popularizou o conceito de interior design que criava móveis para reis e rainhas da Inglaterra, Samuel acabou criando figurinos com adornos um tanto diferentes como abajures na cabeça, almofadas de capitonê usada como ombreiras ou barras de saias. Um mix de tecidos peculiares a decoração compoem seus looks como vestidos mega adesivos em couro sintético de poliamida, tweed, lã e um material inovador da coleção e da temporada um silicone ultra fino, aqueles usados em alça de lingeries, ganhou vida texturizado aos bordados pretos ou como elemento ótico: fenda de saia, por cima de um vestido xadrez. O look mais interessante foi uma mesa posta sobre uma saia longa. Um projétil criado por Cirnansck, que se diz um item indispensável. Coleção maravilhosa !








O desfile da Triton teve como tema o bairro japonês Harajuku, no Japão, conhecido como o centro dos excessos da moda. A coleção é composta de muitas sobreposições, texturas, tecidos e silhuetas que a própria estilista Karen Fuken assumiu: " Tem coisas artesanais, estampas, jeans marmorizados, telas, paetês, malha, ráfia, jacquard, tricô..tem de tudo"
As peças também tiveram uma ajudinha da cantora do CSS, a Luísa Lovefoxx, que já trabalhou com moda e deu um toque especial a marca, além de produzir o cenário com um tronco de uma árvore no centro e a trilha sonora do desfile. As peças estão femininas, adorei !






A estilista da Animale propôs a marca uma mulher cibernética, aquela que está a frente de seu tempo, uma mulher máquina, e com isso o desfile desdobra-se num show de tecnologia avançada: estampas fotográficas tridimensionais, cortes lapidados, fendas feitas no fio a laser, lã feltrada, camurça com aspecto de lã, etc. Conforme as modelos andam na passarela, as peças parecem que se abrem mostrando a pele, isso traduz bem o aspecto da mulher máquina e ultra-moderna. O relógio e as engrenagens são itens indispensáveis a coleção pois significavam as passagens do tempo.




A coleção da Neon criado por Dudu Bertholini e Rita Comparato teve como tema os bichos e as caçadoras. Os bichos são livres e selvagens com personalidades diferentes e as caçadoras são elegantes, serviram como pano de fundo para a coleção que usavam roupas de alfaiataria como as saias-lápis, pantalonas, chemise e o tweed de lã. Também foram usados vestidos evasê, tailleurs, cinturados e calças de montaria com recortes em cores vivas com o amarelo, o laranja, o roxo e o azul. Tudo isso na primeira parte da apresentação, que bem enganou o público logo que as modelos posavam na escultura de leão, no centro da passarela. Logo vinham os diversos bichos que alegrariam ainda mais a coleção e surpreenderiam ao público: a coruja, o morcego, o tucano, a mulher -elefante, o morcego, que levariam do SPFW um verdadeiro local da fantasia.












O desfile que encerrou o SPFW do André Lima teve como base o estudo das formas e volumes. Os vestidos de maioria em comprimentos mini e justos evidenciam a silhueta feminina. Os vestidos longos partem dos vestidos curtos que são ajustados a saias, chamada silhueta sereia. Muitos babados, drapeados, laços oversized, ombreiras, mangas-bufantes. O estilista não se concentrou em apenas uma década, mas sim um mix dela, assim, fez bom uso de diversas padronagens e texturas como patchwork e estampas gráficas. O desfile foi simplesmente maravilhoso !











Bom, fiz uma seleção dos desfiles que mais me chamaram a atenção ! Espero que tenham gostado. Super Beijo !

Um comentário:

  1. Esses desfiles da SPFW não me chocaram... exceto o André Lima, que leu meus pensamentos :]~
    Njs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...